19 September 2006

"Enxa... quê?"

Pois bem, no passado dia 12 de Setembro celebrou-se (algures) o Dia Europeu da Enxaqueca. Como sofredora deste mal, achei que não podia deixar passar a data em claro. E como normalmente a reacção é "Enxaquê?", eu passo a explicar (quem me conhece há tempo suficiente já deve ter percebido que este post não é para si...): as enxaquecas são dores fortes que afectam apenas um lado da cabeça. São causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos em redor do cérebro, que basicamente ficam esborrachados contra o crânio (digam lá que não é uma imagem bonita!). Conforme a intensidade da crise e a própria pessoa, as enxaquecas podem ter outros sintomas associados. No meu caso, por exemplo, os mais frequentes são: náuseas e vómitos, suores frios, hipersensibilidade à luz e maior sensibilidade a cheiros e sons.
E o que causa tudo isto? Boa pergunta! Há uma lista enorme de alimentos que diferentes pessoas afirmam causar-lhes crises, desde productos lácteos a laranjas, passando por chocolate e mais não sei o quê, mas eu por mim ainda não consegui associar a nenhum alimento específico. Só sei que se dormir pouco ou passar muitas horas sem comer (tipo mais de 3) a probabilidade de ter uma enxaqueca é muito maior, mas também sei que posso estar perfeitamente descansada e ter comido regularmente e ter uma enxaqueca na mesma...
E o pior disto tudo, para além da dor e do desconforto físico em si, é a parte social da coisa... Se dizes que tens uma enxaqueca, tens que explicar tudo isto a seguir (o que nem sempre é fácil quando sentes a cabeça a rebentar e só queres deitar-te num sítio escuro a ver se acalma), se dizes que tens uma dor de cabeça... bem... essa é só a desculpa mais estereotipada do sexo feminino... trálálá...
Sim, porque convém acrescentar que por razões inexplicadas (ou inexplicáveis?) as enxaquecas parecem afectar muito mais mulheres que homens... Ah, e são hereditárias, podendo manifestar-se em qualquer altura da vida. Os meus pais descobriram a posteriori que eu tenho enxaquecas desde os 3 anos... simplesmente na altura não foram diagnosticadas - alguma vez tentaram que uma criança de 3 anos lhes explicasse o que sentia quando estava a chorar com dores?
Resumindo, se alguém um dia vos disser que está com uma enxaqueca, não perguntem "enxaquê?" (nota-se muito que estou farta dessa pergunta?), acreditem que a pessoa está a falar a sério e que sim, é possível uma dor de cabeça impedir alguém de trabalhar... Certifiquem-se que a pessoa está medicada, arranjem-lhe um local escuro (ou algo para tapar os olhos) e algo frio para pôr sobre a testa, tentem que durma... E considerem-se cheios de sorte por não serem vocês!

5 comments:

  1. Hehe! Eu nao tenho enxaquecas... Deve ser por nao ter cerebro...

    ReplyDelete
  2. Esqueceste-te de referir outra cura para as enxaquecas! Andar com um gajo chato com o queixo apoiado na tua cabeça durante um dia inteiro! ;)

    ReplyDelete
  3. É verdade sim sr.! Desde já as minhas desculpas pelo esquecimento, mas... há muito tempo que não experimento essa cura! ;P
    (Será que só funciona na Eurodisney?)

    ReplyDelete
  4. Olha quem são elas!.. Acho que já tive o "previlégio" de te ver assim muitas vezes (esta foi má OK). Se te faz mais feliz, para castigo já me senti assim uma vez (problemas com a luz, não conseguia andar e fiquei super mal disposta). É tão fixe passar o dia todo às escuras e a mandar toda a gente embora para podermos sofrer miseravelmente durante umas tantas intermináveis horas!
    Não sabia que havia o dia europeu disto, mas desde o dia de falar como os piratas já não digo nada.. Lembro-me sp do teu avô.. também acho que é mais fácil ser-se burro! ;)

    Sabes que em Londres (não podia deixar de ser, cof cof) falta imensa gente ao trabalho por causa disso? E que criaram um centro só para estudar dores de cabeça? Aparentemente há uns comprimidos diários de uma erva qualquer que ajudam.

    EuroDisney.. o meu único arrependimento foi não comprar uma capa de plástico amarela!!

    Piadola final: É hereditário?.. Os teus filhos estão cheios de sorte! :P

    ReplyDelete
  5. Rain, acho que acabas de bater o record de comprimento de um comentário neste blog! ;)
    Não tinha noção que me tivesses visto assim tanta vez nesse estado, mas ok... é o que dá conhecermo-nos há muito tempo!
    E ficas sabendo que em Portugal também existe algo semelhante... acho que se chama Sociedade Portuguesa de Cefaleias, ou coisa parecida...

    ReplyDelete