22 March 2005

"Estes jovens hoje em dia..."

Porque é que esta expressão é sempre acompanhada de um abanar de cabeça, e dita com ar de quem acredita piamente que o mundo está perdido? E se está, será que a culpa recai integralmente sobre “a juventude”?

Sim, eu sei que há por aí hoje muito jovem mal-educado e até grosseiro, e que muitos jovens se vestem de forma impensável para as mentes mais convencionais, mas… experimentem andar num transporte público e dividir mentalmente os vossos companheiros de viagem em pessoas com ar descontraído/feliz, e caras de “todos me devem e ninguém me paga” – a experiência diz-me que a maioria dos jovens NÃO pertence ao segundo grupo… Já para não falar nas entradas e saídas dos ditos transportes… a juventude está perdida, mas 90% dos encontrões, pisadelas e afins que levo vêm de pessoas com idade para serem meus pais, no mínimo! … Ah, e a maior cleptomaníaca que conheço é uma velha (emprego o termo mesmo no sentido mais depreciativo possível, e não como sinónimo de “idosa”)!

E sim, é bonito vir de uma era em que os homens eram mais cavalheiros e as pessoas respeitavam os mais velhos, mas isso implica automaticamente que é normal alguém que entrou 15 minutos depois de mim ser atendido primeiro só porque o dono/funcionário da loja acha que sou uma miúda pequena? Sinceramente, não me parece que haja muito respeito subjacente a essa atitude… Aliás, já deixei de ir a lojas em que me faziam isso sistematicamente… decisão que tomei aos 10 anos de idade! Não seria de esperar que os “adultos” se tivessem apercebido da incongruência antes?

Sim, eu sei que há pessoas mais velhas impecáveis, aliás algumas das pessoas que mais admiro são “pessoas de idade”… Mas outras tantas são tão ou mais jovens que eu… Eu não digo que todos os jovens sejam impecáveis, mas uma coisa garanto: a probabilidade de eu ser antipática (ou mesmo mal-educada) com alguém aumenta radicalmente se a atitude da pessoa for de superioridade e desprezo, simplesmente por eu ser “jovem”! Lamento, mas… se não querem jovens “marginalizados”, então não os marginalizem!


Claro que estou mais do que disposta a dar indicações, ajudar pessoas a acartar pesos/carros-de-bebé/cadeiras-de-rodas para dentro do comboio, ceder o meu lugar (mesmo que não seja dos “reservados”) a alguém que precise mais dele do que eu, ou seja o que for… mas se não se importam faço-o a QUALQUER PESSOA que precise, independentemente da idade… E já agora, agradecer quando alguém vos segura uma porta aberta não é pedir de mais, pois não?

2 comments:

  1. Claro que essa gente "madura" mal-educada é a responsável pela maior parte dos jovens mal-educados. Obviamente que não lhes souberam dar educação e nota-se bem porquê. Realmente se há coisa que n gosto é de ver que o pessoal a quem fazemos um favor, como parar nas passadeiras, n agradece (yeah, eu sou obrigada a parar mas qd alguém pára para eu passar, agradeço na mesma). Mas a maior parte dos velhotes agradece. Aliás, a maior parte do pessoal que é simpático comigo na rua é pessoal mais velho, mas não creio que tenham sido sempre assim. A vida moldou-os e tornou-os mais calmos e tolerantes. Os "jovens" têm mais vida, querem fazer mais coisas e às vezes esquecem-se de algumas regras de etiqueta, mas têm tempo para corrigir, estão cá há menos tempo.

    De novo, o pessoal que me parece mais mal-educado é exactamente o pessoal que tem +/- a idade dos meus pais e criaram umas pestes à sua imagem e semelhança. Aquelas bestas que conduzem sempre a apitar e vão cheios de razão inclusivamente qd passam aos STOPS, sinais vermelhos, contínuos e ainda mandam vir; empurram e passam à frente nas filas do supermercado sem pedir licença (uma vez chateei-me mesmo com uma mulher que me empurrou e pôs as duas coisas dela à minha frente! Obriguei-a a ir p trás do meu carrinho e fiz pouco mais do q olhar para ela de alto a baixo e tirar as coisas da passadeira e entregar-lhas de volta. Se ela me pedisse, tinha deixado passar, como já fiz várias vezes!).. Nunca é gente nova ou demasiado velha, é sim gente "madura" e mal-educada.

    ReplyDelete
  2. Estou mortinho por ser velho para poder passar à frente nas filas do jumbo! LOLOL! Beijos!

    ReplyDelete