E o que causa tudo isto? Boa pergunta! Há uma lista enorme de alimentos que diferentes pessoas afirmam causar-lhes crises, desde productos lácteos a laranjas, passando por chocolate e mais não sei o quê, mas eu por mim ainda não consegui associar a nenhum alimento específico. Só sei que se dormir pouco ou passar muitas horas sem comer (tipo mais de 3) a probabilidade de ter uma enxaqueca é muito maior, mas também sei que posso estar perfeitamente descansada e ter comido regularmente e ter uma enxaqueca na mesma...
E o pior disto tudo, para além da dor e do desconforto físico em si, é a parte social da coisa... Se dizes que tens uma enxaqueca, tens que explicar tudo isto a seguir (o que nem sempre é fácil quando sentes a cabeça a rebentar e só queres deitar-te num sítio escuro a ver se acalma), se dizes que tens uma dor de cabeça... bem... essa é só a desculpa mais estereotipada do sexo feminino... trálálá...
Sim, porque convém acrescentar que por razões inexplicadas (ou inexplicáveis?) as enxaquecas parecem afectar muito mais mulheres que homens... Ah, e são hereditárias, podendo manifestar-se em qualquer altura da vida. Os meus pais descobriram a posteriori que eu tenho enxaquecas desde os 3 anos... simplesmente na altura não foram diagnosticadas - alguma vez tentaram que uma criança de 3 anos lhes explicasse o que sentia quando estava a chorar com dores?
Resumindo, se alguém um dia vos disser que está com uma enxaqueca, não perguntem "enxaquê?" (nota-se muito que estou farta dessa pergunta?), acreditem que a pessoa está a falar a sério e que sim, é possível uma dor de cabeça impedir alguém de trabalhar... Certifiquem-se que a pessoa está medicada, arranjem-lhe um local escuro (ou algo para tapar os olhos) e algo frio para pôr sobre a testa, tentem que durma... E considerem-se cheios de sorte por não serem vocês!